terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Tabaco (Fumicultura)

Ocupa lugar de destaque no cenário econômico e social do país. Em 1999, por exemplo, o tabaco foi responsável pela arrecadação de U$$ 5,5 bilhões de impostos. Naquele ano as exportações de fumo e seus derivados totalizaram U$$ 1 bilhão, representando 2,5 % das exportações brasileiras.

Já na área social, o resultado é a geração de milhões de empregos. De acordo com a associação de fumicultores do Brasil (AFUBRA), somente no campo, o fumo ultiliza a mão de obra de 650 mil agricultores. As usinas de beneficiamento e as fábricas de cigarro empregam outras 30 mil pessoas.

Considerada a soma dos empregos diretos e indiretos gerados pelo setor desde o plantio até a comercialização do cigarro, incluindo fumicultores, funcionários das indústrias de beneficiamento e das fábricas de cigarros e charutos, fabricantes e distribuidores de insumos agrícolas, fornecedores de matéria prima, distribuidores de cigarros, transportadores e pontos de venda, há o envolvimento de cerca de 2,2 milhões de pessoas.

Toda essa cadeia é responsável, segundo dados do Sindicato da Industria de Fumo (Sinifumo), pela movimentação de cerca de 140 bilhões de cigarros por ano. A contribuição do setor à economia e à sociedade poderia ser mais relevante, não fosse a nefasta indústria clandestina que põe em circulação cerca de 40 bilhões de cigarros anualmente.


4 comentários:

Anônimo disse...

estou acabando de implantar uma nova fabrica de cigarro. American Blend Tobaccos, em Minas Gerais, fone 32} 3555-1829. fico feliz em ver o trabalho da policia federal.hoje o contrabando em nossa região caiu muito. acredito ainda na policia. estou em busca de distribuidor.

Anônimo disse...

um mercado pouco reconhecido. compouco apoio, mas degrande resultado na mão de obra,acorda ,

Anônimo disse...

um mercado pouco reconhecido. compouco apoio, mas degrande resultado na mão de obra,acorda ,

Anônimo disse...

otimo comercio;

No You, It´s 4shared

Mais saborosos cogumelos

Olha a onda aiiii gente....

Olha a onda aiiii gente....
Seguindo rumo a 2012...